Saiba como funciona o marketing olfativo para empresas!

marketing olfativo

Saiba como funciona o marketing olfativo para empresas!

Você já conhece o marketing olfativo? Saiba agora mesmo como ele funciona!

 

O marketing olfativo é uma estratégia que tem o poder de fidelizar clientes através do vínculo emocional proporcionado pela experiência da sensação agradável ao sentir um cheiro característico, assim trazendo uma associação positiva com a marca.

É sempre bom sermos lembrados através do nosso cheiro, não é?

O que antes era considerado como estratégia de marketing, quando apenas grandes marcas utilizavam, hoje é uma realidade para todo nível de empreendedor que trabalha com a missão de oferecer uma experiência única para seu público na compra ou entrega de um produto.

Algumas marcas são reconhecidas pela sua fragrância característica, como é o caso da loja Melissa. A associação é tão certa que, ao sentir o cheiro, não precisamos nem olhar no letreiro para saber qual é a loja. Portanto, é assim que identificamos um bom trabalho na identidade olfativa.


Importância de uma fragrância que reflita a identidade da marca

É interessante que o aroma escolhido tenha uma relação direta com a identidade, história e valores da marca, e para isso existem consultorias específicas, por exemplo, a da Di Seta, onde são estudados os objetivos, segmentações e desejos da marca, seja ela física ou virtual.

A gama de famílias aromáticas é muito extensa, na aba de fragrâncias e no site da Di Seta você consegue identificar algumas das características. Podem ser escolhidas fragrâncias já disponíveis ou há possibilidade de criar uma, exclusivamente para representar a sua marca.


A Identidade olfativa de uma marca

O desenvolvimento e criação de uma fragrância exclusiva para uma marca faz parte da identidade olfativa. Por isso, com um bom embasamento e estudos sobre nicho, público alvo e personas é possível fortalecer o reconhecimento da marca atribuído ao conceito e proposta do cliente.

Dessa forma, com uma boa identidade olfativa, cria-se um vínculo permanente com a fragrância desenvolvida, fazendo com que ocorra uma associação imediata a longo prazo.

Assim, o que difere a identidade olfativa do marketing olfativo é que na identidade temos toda a criação do conceito e, no marketing, sua efetiva aplicação na prática.  


A biologia por trás do marketing

O olfato é o principal sentido quando se trata de criar memórias, além de ser um dos primeiros sentidos a serem despertados, mesmo que inconsciente. Por isso, a importância desta estratégia do marketing olfativo para se diferenciar no mercado, proporcionar um vínculo de afetividade real com o cliente, fidelizar, estimular a compra e firmar uma boa posição da marca.


Sugestões de aplicação desta tática para a sua marca:

  • Para turbinar a embalagem: borrife a fragrância escolhida no papel que costuma utilizar para envolver o produto.
  • Para aplicação espaço físico: borrife a fragrância de duas a três vezes ao dia em algum tecido do ambiente (como cortina), ou utilize um aromatizador com varetas na bancada
  • Para encantar: brindes personalizados com a fragrância para compras acima de determinado valor, como álcool gel, mini home spray ou até mesmo incensos
  • Para uma maior durabilidade do aroma no ambiente ou na embalagem, recomenda-se o uso de um bom fixador na composição do spray a ser utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar por WhatsApp :)